A Reserva do Abiaí, no litoral sul da Paraíba, é o lar de uma infinidade de plantas e animais.

Nos mais de 350 hectares de mata Atlântica cercada por mar e rio, a interação ecológica entre fauna e flora são essenciais para a manutenção da biodiversidade.

Quem já visitou a grande Reserva, sabe da experiência do contato inerente com a natureza, e com certeza já se deparou com diferentes animais, sejam eles terrestres ou aquáticos.

A fauna na Reserva é abundante e faz parte do dia-a-dia, e para que você possa conhecê-los melhor, vamos separá-los em 5 categorias:

🦪Moluscos

🦀Crustáceos

🐟Peixes

🐦Aves

🦝 Mamíferos

Nesse e-mail, vamos te apresentar alguns dos principais moluscos que podem ser encontrados na Reserva, principalmente nas margens do Rio Abiaí.

🦪 MOLUSCOS

Moluscos são animais invertebrados que podem ser encontrados no mar, em água doce ou na terra.

O corpo mole desses animais são geralmente acompanhados por conchas duras que funcionam como proteções.

E ao contrário do que muitos pensam, os moluscos são seres bastante desenvolvidos e possuem sistema nervoso, circulatório e digestivos, que permitem se alimentar e detectar o ambiente ao redor.

Continue lendo para conhecer 4 deles!

Ostras

Crossostrea rhizoporae

Essa é uma espécie de ostra encontrada em manguezais da América do Sul e do Caribe, particularmente nas raízes de árvores do gênero Rhizophora. Adaptada a ambientes intertidais e subtidais (sempre cobertas por água), essa ostra tem uma concha robusta e filtra partículas de plâncton e matéria orgânica da água, melhorando a qualidade da água e reciclando nutrientes.

A concha externa é geralmente cinza a marrom, enquanto a concha interna é branca com um brilho nacarado.

Sururus

Mytella falcata

Amplamente encontrado em ambientes de manguezais, estuários e zonas intertidais de águas salobras na América do Sul, é especialmente comum em regiões costeiras do Brasil.

Possui uma concha alongada e fina, geralmente de cor preta a marrom escura.

Unhas de velho

Tagelus plebeus

É comum em estuários, enseadas, praias e manguezais ao longo da costa leste das Américas, desde o Golfo do México até o Brasil

A coloração da concha varia de branco a marrom-claro, com sulcos finos e frágeis

Enterra-se na areia ou lodo, deixando apenas a extremidade superior de sua concha exposta para capturar alimento e oxigênio.

Mariscos redondos

Lucina pectina

O marisco redondo habita áreas de substrato arenoso ou lodoso em estuários, manguezais, enseadas e outras áreas costeiras com águas rasas.

A coloração da concha pode variar de branco a marrom ou amarelado, com manchas ou padrões mais escuros.

Esses moluscos atuam principalmente na capacidade de filtração, ajudando a clarificar a água, remover sedimentos e melhorar a qualidade da água para outros organismos.

Encontrou com um desses seres vivos na Reserva?

ATENÇÃO!🐚⚠️

Pode preparar a foto, mas não remova do local nem leve para casa.

As conchas são componentes essenciais dos ecossistemas marinhos e costeiros e removê-las pode ter consequências negativas na manutenção da biodiversidade local.

Viva uma experiência de conexão com a natureza 🐚

CONHEÇA OS PACOTES DO ASENZA BEACH RESORT

Faça sua reserva para conhecer tudo isso de perto, junto à comodidade de um resort all inclusive.

☀️☀️ Mínimo de 2 diárias

👧🧒 2 crianças de até 12 anos não pagam

🚗📍Estamos a 1h de João Pessoa–PB e 2h de Recife–PE