Nos últimos artigos, você conheceu os principais moluscos e crustáceos que moram aqui na grande Reserva do Abiaí. Hoje, queremos seguir nesse tema marítimo e te mostrar alguns dos peixes que habitam as águas da Reserva.

🎣

Além das belas praias, a cidade de Pitimbu é rodeada por diversos rios, como rio Abiaí, Popocas, Cupiçura, rio Maceió, rio da Rainha, etc.

Toda essa riqueza de águas, favorece muito o desenvolvimento da atividade pesqueira como fonte de renda e da pesca esportiva que atrai turistas e moradores na região envolvidos pela diversidade marinha, praticando a pesca tanto à beira do mar ou rios, quanto com o auxílio de embarcações.

Com tudo isso, já deu para ter uma ideia do quanto os peixes são figuras importantes para essa região, certo?

🐟 PEIXES

Diferentemente dos moluscos e crustáceos que já apresentamos, os peixes são animais vertebrados que vivem exclusivamente em ambientes aquáticos.

Na Reserva do Abiaí, as principais espécies de peixes encontradas são aquelas que se adaptam a ambientes estuarinos, ou seja, podem viver e ser encontradas tanto no rio quanto no mar.

Então fica por aqui, que vamos te apresentar algumas das espécies que habitam nossas águas.

Curimã

Mugil brasilienses

No ambiente estuarino da Reserva do Abiaí, essa espécie encontra as condições perfeitas para se desenvolver. Eles passam grande parte da vida no Rio Abiaí, migrando depois para o mar.

É uma espécie costeira que forma cardumes.

Carapeba

Eugenes brasiliensis

A carapeba é um peixe de pequeno a médio porte, atingindo geralmente entre 15 e 30 cm de comprimento. Sua característica mais marcante está na forma “achatada” do seu corpo.

Camorim

Centropimus

O camorim é um peixe de corpo alongado, com escamas prateadas e uma linha lateral no seu corpo que se estende até a cauda. Pode atingir tamanhos consideráveis, com alguns indivíduos chegando a mais de 1 metro de comprimento e pesar acima de 20 kg.

Bagre

Tachurus spp.

Os bagres são conhecidos pelos “bigodes” ao redor da boca, que são órgãos sensoriais usados para detectar alimentos no fundo das águas. O corpo do bagre geralmente é alongado e sem escamas, com uma pele lisa.

🐟

Quer conhecer de perto toda essa vida presente no Asenza Beach Resort?

Estamos em uma reserva ambiental com mais de 1 milhão de metros quadrados! Aqui, você tem contato com a mata atlântica e pode praticar atividades ao ar livre como:

e muito mais!

Clique para conhecer nossos pacotes e fazer sua reserva 🌱🧳

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *